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Propaganda política e Marketing Digital

Você sabe como os candidatos às eleições gerais de 2022 vêm usando o Marketing Digital na propaganda política?

Em ano eleitoral, é praticamente impossível  fugir de alguma propaganda política. Se antes o foco de investimento era na televisão e rádio, desde as Eleições de 2018 podemos observar uma certa mudança no cenário, com o marketing digital ganhando cada vez mais força.

Segundo dados apontados pelo The News, no primeiro turno das eleições foram investidos quase R$ 400 milhões em propaganda eleitoral para rádio e TV, 15% a menos que em 2018.

Já no impulsionamento de campanhas online, os candidatos às eleições gerais de 2022 já gastaram R$ 196 milhões, segundo dados divulgados pelo TSE. Ou seja, quase o dobro que o investimento em propaganda online eleitoral de 2018, que atingiu R$ 99,7 milhões.

Assim, vamos entender um pouco mais sobre como tem sido feito esse investimento em mídia online, além das estratégias utilizadas pelos principais candidatos no marketing digital.

Investimento em marketing digital dos candidatos à presidência

O investimento em mídias sociais e impulsionamento virou quase que obrigação para os candidatos que buscam se destacar para ganhar votos, principalmente os da população mais jovem.

Assim, todos os partidos direcionaram parte considerável da sua verba de campanha para trabalhar melhor o marketing digital, tanto da sua bandeira, quanto dos candidatos que estão concorrendo nas eleições gerais de 2022.

Entre os presidenciáveis, apenas na semana anterior ao primeiro turno, a plataforma de anúncios do Google recebeu vários acordos de prestação de serviço, levando, segundo o The News, a um investimento de mais de R$ 700 mil nas primeiras quatro horas somente no Google.

Assim, para entendermos melhor esse cenário, é interessante olhar os dados públicos de gastos em campanhas de marketing digital por cada candidato. Por isso, levando em consideração o resultado do primeiro turno, trouxemos os resultados dos dois candidatos mais votados no pleito.

Lula

Até a semana de votação do primeiro turno das eleições gerais, o ex-presidente Lula já havia investido R$ 400 mil em mídia paga no Facebook Ads e R$ 6 milhões no Google Ads.

Do investimento no Google, foi possível observar a geolocalização em que o candidato focou sua campanha, com destaque para o estado de São Paulo e a região Nordeste:

– R$ 1,7 milhão da mídia investida no estado de São Paulo;
– R$ 600 mil no Rio de Janeiro;
– R$ 600 mil em Minas Gerais;
– Restante do valor focado no Nordeste, direcionando quase nada para o Sul

Bolsonaro

Ao contrário de Lula, o atual presidente da República não investiu em nenhuma campanha no Facebook e Instagram Ads.O que pode ser explicado por Bolsonaro ter a maior quantidade de seguidores nas redes sociais, com 21 milhões só no Instagram, apostando na distribuição orgânica da sua campanha nessa frente.

Entretanto, ao se tratar do investimento em Google Ads, nos últimos 30 dias que antecederam a semana de votação do primeiro turno, o presidente investiu cerca de R$ 3 milhões na ferramenta. Entre os pontos destacáveis estão:

– Foco no Sudeste e Nordeste do país;
– Campanhas feitas 80% em formato de vídeo;
– Foco em dissuadir a campanha de Lula.

Como o marketing digital pode influenciar a propaganda política?

A propaganda política não tem o sentido de propagar, mas sim de manipular a informação, buscando influenciar na decisão do público. Assim, o marketing nesse meio acaba por se tornar um meio de propagar uma mensagem para públicos específicos que precisam ser impactados e influenciados por tal propaganda.

Lembrando que o próprio marketing já é uma ferramenta de manipulação, não no sentido pejorativo, mas sim conceituando o ato de influenciar alguém em suas decisões a favor de algo.

Com a internet se tornando o principal meio de comunicação no mundo, o marketing digital possibilitou que este seja mais um canal de propaganda política, ganhando cada vez mais investimento a cada eleição.

Para finalizar, vale destacar que a Agência katsu não presta assessoria de marketing para políticos e que nossa análise é puramente focada em estratégias de marketing digital dentro da propaganda política.

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